logo

Araputanga

Escola de Araputanga comemora 25 anos com Noite Cultural e Lançamento de Revista


Por Redação

img

A Escola estadual Nossa Senhora de Fátima realiza nesta sexta-feira (16), Noite Cultural e lançamento da Revista 25 anos de “Compromisso com a Educação de seu Filho”. Durante o evento com início previsto para as 19h30, no prédio da escola será entregue “Moções de Aplauso” a todos os profissionais da educação que exerceram o cargo de diretor(a) escolar da instituição ao longo dos seus 25 anos. 

História 

A escola foi inaugurada em 23/05/1991, com o nome de Escola Municipal de 1º Grau “Jardim Primavera”. O prédio foi doado pela Prefeitura Municipal de Araputanga e ampliado com recursos do Estado de Mato Grosso.

Em 27/12/1991 foi criado o Núcleo de Educação Permanente – NEP, conforme publicação do Diário Oficial de 27/12/1991 pelo decreto 1.091. Em 25/05/1992 pela resolução nº 091/92 a escola foi autorizada a ministrar os cursos supletivos: Sendo o Curso de Suplência do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

No Diário Oficial do dia 22/10/1993 a escola deixa de ser denominada Núcleo de Educação Permanente – NEP – e passa a ser denominada Escola Estadual de Suplência de 1º e 2º Graus “Nossa Senhora de Fátima”, decreto 3.697. Em homenagem à padroeira da cidade, a escolha do nome, deu-se por votação e o resultado unânime, obtendo através dos Profissionais de Educação da Escola, confirma a confiança, a esperança, o amor e a fé que temos naquela que é considerada exemplo educativo de mãe “Nossa Senhora de Fátima”.

Em 2001 a escola é autorizada a atender  a clientela do Ensino Fundamental (I, II e III Ciclos), e passa a ser denominada Escola Estadual “Nossa Senhora de Fátima”, já que a SEDUC – MT extinguiu os Cursos de Suplência do Estado.

Em substituição à suplência a escola adota a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Em 2005 é autorizada a atender Ensino Médio regular.

A Escola Estadual “Nossa Senhora de Fátima” é uma instituição pública que atende a uma clientela de 642 alunos atualmente, de várias classes sociais independente de raça, credo e ideologias, oferecendo ensino igualitário, gratuito e sem exclusões.

Em sua estrutura física a escola dispõe de várias dependências que visam atender a sua clientela em seus vários aspectos, bem como os recursos humanos que contam com professores competentes e habilitados.

Galeria de gestores

Pelo decreto 1.091 foi nomeada a Pedagoga Nilza Aparecida Siqueira da Silva como diretora com mandato de 1º de Janeiro de 1992 – 31 de dezembro de 1993. Sendo posteriormente nomeada para o 2º mandato mais dois anos.

As professoras também pedagogas Valdith Martins Pereira e Dinahmara Hild Ribeiro Leão permaneceram na direção escolar por apenas um ano cada 1996 e 1997 respectivamente. Ao contrário do prof. Aristides da Silva,  também pedagogo, o qual ficou por 6 anos como diretor de 1º de janeiro de 1998 até o dia 31 de dezembro de 2003.

Com a escola Ciclada, a comunidade escolar entendeu que necessitava fazer mudança na direção escolar para alguém que tinha experiência no trabalho com esta faixa etária. Sendo assim, foi escolhida e votada para a direção a Professora Rosérica Débora Limeira Silva, do dia 01 de janeiro de 2004 a dezembro de 2005. A qual conduziu também a escola para uma reforma física-estrutural. Inicialmente, devido a esta mudança, a escola funcionou em local temporário, perdendo assim grande número de alunos.

Já no final da reforma física-estrutural da escola, assume uma nova diretora, a ex-coordenadora pedagógica Waldelúcia Maria da Silva Pivetta, a qual conduziu a Unidade escolar do início de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2009.

Em janeiro de 2010 a escola volta a escolher novamente para a direção escolar um professor, quase dez anos após o primeiro. Assim o professor Jay Soares, assume a direção de escola de janeiro de 2010 a dezembro de 2013.

Atualmente encontra-se no segundo mandato de diretora a professora Patrícia Otenio, a qual com sua disposição Juvenil vem conduzindo a Unidade Escolar com maestria, trazendo maior entusiasmo contagiando todos os colegas de trabalho. Com entusiasmo e disposição dos professores  houve melhor desempenho dos alunos nas avaliações externas promovidas por instituições regionais, estaduais e federais.

 


MATO GROSSO

Lambari d'Oeste está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras

Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.


REGULAMENTO

BC aprimora mecanismo do Pix para devolução de recursos em caso de fraude

Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude


ARAPUTANGA

Alunos criam “ONG” fictícia, arrecadam recursos e ajudam entidades sociais; faça sua doação

Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.